terça-feira, 16 de agosto de 2016

Quatro lugares incríveis pra você conhecer no Piauí

O Piauí é mais conhecido pelos brasileiros e até mesmo pelos próprios piauienses apenas como um estado quente, árido e pobre. Mas o estado possui muitas belezas naturais ainda completamente desconhecidas  da maioria dos brasileiros e que você talvez nunca sequer tenha ouvido falar, ou talvez até tenha, mas nunca ligou, afinal era no Piauí, um lugar que até hoje é conhecido como um lugar desprovido de belezas e que vive na miséria. Segue abaixo alguns dos paraísos naturais escondidos no Piauí e que vem sendo pouco a pouco descobertos.

Serra da Capivara

O Parque Nacional da Serra da Capivara fica localizado no sul do estado e além das belas paisagens o lugar é conhecido por ser o maior sitio arqueológico com registros pré-históricos da América, possuindo os primeiros registros da chegada do homem ao continente americano, devido a isso é conhecido como "o berço do homem americano", foi reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1991.

Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí

O lugar é administrado pelo ICMBio em parceria com a FUNDHAM, fundação que é gerida pela arqueóloga Niéde Guidon, fundadora do parque Serra da Capivara. O parque devido a falta de investimentos do governo passa por muitas dificuldades financeiras. Mas mesmo assim possui uma boa estrutura para visitação.

Baixão da Esperança, Parque Nacional da Serra da Capivara

O meio mais fácil para se chegar ao parque é de ônibus, já que embora a  cidade de São Raimundo Nonato possua um ótimo e recém inaugurado aeroporto, ele ainda não recebe vôos diários, no entanto em junho deste ano(2016) a empresa Piquiatuba começou a operar uma rota entre São Raimundo, Picos e Teresina.

Serra das Confusões

Localizado próximo a Serra da Capivara e a Serra Vermelha, no sul do Piauí, o Parque Nacional da Serra das Confusões foi criado em outubro de 1998 e ampliado em 2010, tem uma área de 823.837 ha, a Serra das Confusões é o maior parque do Piauí e da região nordeste do Brasil.

Serra das Confusões, Piauí

 A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo, com inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, inclusive apresentando litogravuras nos paredões rochosos de grande valor histórico, científico e cultural.

A Serra das Confusões, área de preservação ambiental no sul do Piauí

Ela é assim denominada por mudar de configuração de acordo com a iluminação do dia. O parque tem vários tipos de vegetação e clima. A serra que forma este parque e outros, como o parque nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, tem uma visão cinematográfica de um imenso vale que pode ser visto de pontos mais altos.

Serra Vermelha

A Serra Vermelha é um grande chapadão localizado no sul do Piauí e próximo a Serra da Capivara.

A Serra Vermelha, o lugar não é protegido e é alvo de madeireiras

Como o governo do Piauí não protege seu patrimônio ambiental, o lugar ainda não é um parque e está sob ameaça de devastação por madeireiras, que desmatam a floresta para produzir carvão vegetal para ser usado em industrias no Sudeste. Recentemente a Justiça Federal mandou que a área da Serra Vermelha seja incorporada ao Parque da Serra da Capivara.

Cânion do Poti

O cânion do Poti(ou Kânion do Poty) é uma falha geológica localizada entre os estados do Piauí e Ceará, na região dos municípios de Castelo-PI e Buriti dos Montes,  é por ela que passa o rio Poti, rio que nasce no Ceará e ao encontrar a falha geológica seguiu por ela em direção ao Piauí atravessando a Serra da Ibiapaba, que é uma grande cadeia montanhosa que serve de fronteira natural entre os dois estados.

O Cânion do Rio Poty, um dos mais belos atrativos turísticos do Piauí / Foto: Juscel Reis 

No cânion formam-se paredões de rocha de até 60 metros de altura. Lá também é possível observar a presença de registros arqueológicos com pituras rupestres e gravuras feitas em rochas, por lá também há cachoeiras, como a da Lambrada.

O Cânion do Rio Poty, lugar ainda está sendo descoberto pelos piauienses

Infelizmente ainda não é uma área de proteção ambiental, no entanto já existem projetos propondo a criação do Parque Nacional do Cânion do Poty. Também não há estrutura de apoio a visitação, o que dificulta o acesso de turistas. O lugar agora que está sendo descoberto pelos próprios piauienses.

<<<==================================================>>>
Leia também:

A arte macabra de fotografar mortos no século 19

Fordlândia, a cidade perdida que Henry Ford construiu no meio da Amazônia

O trágico acidente automobilístico que matou 50 pessoas no Piauí em 1985
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...