domingo, 6 de agosto de 2017

Seriam estas as cidades mais bonitas do Piauí?

Com grande potencial turístico negligenciado, o Piauí começa aos poucos a despertar para o turismo, o estado pode até não ter muitas cidades com grande potencial turístico, mas existem algumas que realmente vale a pena conhecer e contemplar suas belezas naturais e arquitetônicas. Mas quais são as cidades mais bonitas do Piauí? Listamos abaixo algumas das que consideramos ser as cinco mais belas cidades do estado.

Parnaíba:

A Av. São Sebastião, em Parnaíba, a capital do delta, pra cidade ficar mais bonita só tá faltando prédios /
Imagem: Morais Brito

Localizada a cerca de 330 km de Teresina, Parnaíba, a capital do Delta, com seus cerca de 150 mil habitantes, é uma das mais belas cidades do Piauí, apesar do pouco investimento do poder público na estrutura turística e urbana da  cidade é uma charmosa e bela cidade, com um grande conjunto arquitetônico histórico, na cidade se encontram belos casarões antigos, inclusive da era colonial, o porto das barcas, igrejas e prédios antigos, como a escola das irmãs. Com certeza, vale uma visita. A cidade já conta com uma ampla rede de hotéis e pousadas.

Teresina:

Imagem da zona nobre de Teresina  / Imagem: Juscel Reis

A capital do estado não é muito famosa por um potencial turístico e sofre com a falta de investimento no turismo, mas é sim uma cidade bonita e moderna, com mais de 840 mil habitantes e cerca de 1,050 milhão em sua região metropolitana, foi implantada em 1852 para ser a nova capital do Piauí, no entanto Teresina não soube preservar o seu grandioso patrimônio histórico, tendo hoje apenas alguns casarões e igrejas antigas preservados, entre os que valem uma visita estão as Igrejas de São Benedito, construída na década de 1850, e de Nossa Srª do Amparo, construída em 1852, o Palácio de Karnak, sede do governo do estado, o Colégio das Irmãs, dentre outros localizados na Av. Frei Serafim, também vale conhecer o mirante da ponte Estaiada, que tem uma bela visão panorâmica do centro da cidade e da zona leste, região mais nobre de Teresina, com shoppings, áreas de lazer e modernos edifícios de mais de 30 andares, com o rio Poty no meio separando os dois bairros, faça uma visitinha também ao Parque Encontro dos Rios Parnaíba e Poty.

Campo Maior:

O Açude Grande com a Serra de Santo Antônio ao fundo, em Campo Maior / Imagem: Juscel Reis

Campo Maior e seus cerca de 46 mil habitantes tem como principais atrativos turísticos o Açude Grande e a Serra de Santo Antônio, que fazem dela a mais bela cidade da região dos carnaubais.

Oeiras:

Praça no centro histórico de Oeiras, primeira capital do Piauí, aí começou a história do estado /
Imagem: Reprodução

Oeiras, a eterna primeira capital do Piauí, foi capital do estado até 1852, hoje com 36 mil habitantes, tem como principais atrativos o seu rico patrimônio histórico, com prédios, casarões e igrejas do período colonial, como a Igreja Nossa Senhora da Vitória, que é o marco da fundação de Oeiras, construída no século 17, e a casa da pólvora.

Luís Correia:

Luis Correia é o principal point de férias no litoral piauiense / Imagens: Reprodução

Talvez a cidade mais litorânea do Piauí, Luis Correia é destino certo para quem vai passar férias, feriados e festas de fim de ano no litoral. A cidade assim como todo o litoral vem despontando nos últimos anos como point turístico, banhada pelas águas e pela brisa do Atlântico tem a praia de Atalaia como seu grande atrativo turístico urbano e que faz da cidade uma das mais belas do Piauí.

Bom Jesus:

Bom Jesus, uma das principais cidade do sul do Piauí / Imagem: Reprodução

Localizada no sul do Piauí, não há muito o que se falar da beleza de Bom Jesus, sua beleza está nos belos paredões das serras que circundam a cidade, que aliás é uma das que mais crescem no estado, graças a agricultura.

Amarante:

Amarante tem um rico patrimônio histórico, mas sem dúvida são suas belas paisagens naturais
 que mais impressionam / Imagem: Reprodução

Com certeza uma das mais belas e encantadoras cidades do Piauí, fotogênica, celeiro de grandes nomes da história do estado, como o historiador Odilon Nunes, os governadores Antônio Freire e Dirceu Arcoverde, e o grande poeta autor do hino do Piauí, Da Costa e Silva,  Amarante está localizada no norte do Piauí, cerca de 150 km ao sul de Teresina, fundada em 1871, possuí um grande patrimônio histórico, vale uma visita aos casarões do museu Odilon Nunes, da prefeitura municipal, e a igreja matriz Padre Virgílio, além disso não dá pra deixar de fazer um passeio pela beira rio e conhecer o encontro dos rios Parnaíba e Canindé, mas é imperdível uma visita ao mirante da escadaria Da Costa e Silva, de onde se tem uma visão panorâmica do centro da cidade, com seus casarões históricos, o rio Parnaíba e a cidade de São Francisco do Maranhão, com os paredões das serras ao fundo, fazendo de Amarante um lugar de beleza inigualável.

Talvez você não concorde, mas, em nossa opinião, as cidades acima são as mais belas do Piauí, todas elas possuem grande potencial turístico, mas todas também sofrem com a falta de investimento em infraestrutura turística pelos governos, tendo seu potencial turístico totalmente ignorado pelas autoridades.

<<<==================================================>>>
Leia também:

A arte macabra de fotografar mortos no século 19

Fordlândia, a cidade perdida que Henry Ford construiu no meio da Amazônia

O trágico acidente automobilístico que matou 50 pessoas no Piauí em 1985
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...